Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


FGV: mão de obra influencia aumento de 1,87% do custo da construção em junho


Puxado pela parcela relativa à mão de obra, o Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M) teve aceleração em junho, ao registrar variação de 1,87%, acima do resultado do mês anterior, de 0,45%. A pesquisa foi divulgada na última sexta-feira (26) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O indicador relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços subiu 0,47% neste mês contra 0,67% em maio. No grupo, a parcela correspondente a Materiais e Equipamentos desacelerou de 0,79% para 0,53%. Por outro lado, o item Serviços teve aumento, indo de 0,22%, em maio, para 0,27%, em junho.
Já o índice referente à Mão de Obra registrou variação de 3,16% neste mês. Em maio, a taxa foi de 0,24%. A aceleração, segundo a FGV, foi influenciada pelos reajustes salariais no Rio de Janeiro e São Paulo.
No ano, o INCC-M acumula alta de 4,61%, sendo 3,97% em Materiais, Equipamentos e Serviços e 5,20% em Mão de Obra. Nos últimos 12 meses, por sua vez, a variação é de 6,62%, com variações de 6,10% em Materiais, Equipamentos e Serviços e 7,09% em Mão de Obra
O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.