Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Vendas de materiais de construção se mantêm estáveis em julho, diz Anamaco



As vendas de materiais de construção se mantiveram estáveis em julho, na comparação com o mês anterior, de acordo com o estudo mensal realizado pelo Instituto de Pesquisas da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) com apoio da Abrafati, Instituto Crisotila Brasil, Anfacer e Siamfesp. As vendas aumentaram 7% e 8%, respectivamente, nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do País e 2% no Sudeste, enquanto o Norte e o Sul apresentaram retração de 9% e 7%, respectivamente.
O levantamento ouviu 530 lojistas das cinco regiões do País entre os dias 28 e 31 de julho e tem margem de erro de 4,3%. Segundo a sondagem, lojas médias tiveram ligeiro crescimento de 2% em julho, enquanto as grandes retraíram 2%.
De acordo com o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, "no acumulado do ano e dos últimos 12 meses, o setor apresenta estabilidade, sem registrar crescimento. Precisamos ressaltar que o mês de julho do ano passado foi um mês de vendas mais expressivas, porque sucedeu a realização da Copa do Mundo, período em que as lojas acabaram fechando durante mais dias úteis do que o normal por conta dos jogos". "Como o consumidor não estava comprando durante os jogos, ele acabou postergando as compras para o mês seguinte. Justamente por isso, a comparação do desempenho de julho de 2015 com o de 2014 não pode ser feita sem analisarmos esses fatores", explicou".
Conz também avalia que o crescimento do setor em 2015 vai depender do desempenho no último trimestre. Por enquanto, a expectativa da entidade é de que haja crescimento de 3% no ano.
Cerca de 46% dos lojistas entrevistados acreditam que devem ter aumento de vendas durante o mês de agosto. O estudo também indicou que o otimismo do setor com relação às ações do Governo Federal cresceu ligeiramente, passando de 17% para 20%. Já a pretensão de novos investimentos nos próximos meses cresceu 27% no em julho.