Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Indústria de materiais de construção está mais otimista para o início de 2016, estima Abramat


O termômetro divulgado na última semana pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) indica que 58,8% dos empresários da indústria de materiais de construção estimam vendas regulares em janeiro de 2016.
Outros 23,5% esperam vendas ruins no período, enquanto 5,9% preveem um cenário muito ruim para o primeiro mês do ano. O otimismo de boas vendas foi escolha de 11,8%, o número é seis pontos percentuais maior que o apresentado no mês anterior.
Para dezembro, 47,1% das empresas esperam vendas regulares; também 47,1% estimam negócios ruins; e 5,8% preveem boas vendas. 

Ainda segundo o levantamento, nenhuma empresa tem boas expectativas em relação às ações do Governo Federal para o setor da construção civil nos próximos 12 meses. Quanto aos investimentos, a pesquisa mostra que apenas 35% das indústrias pretendem investir ao longo do próximo ano.
De acordo com o presidente da Abramat, Walter Cover, "não há uma mudança significativa na opinião dos empresários de materiais de construção sobre as perspectivas de mercado. Tão preocupante com o desanimo quanto as vendas é que a confiança nas ações do governo e a pretensão de investir estão no mais baixo nível histórico da entidade". "É fundamental o Congresso aprovar com urgência o ajuste econômico e o Executivo apresentar um projeto de reformas estruturais - Previdência e Tributária principalmente - bem como um plano de recuperação econômica com ênfase no investimento e nas exportações", disse.