Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Caixa anuncia mudanças de regras para o uso do FGTS em financiamentos de imóveis populares


A Caixa Econômica Federal anunciou na última terça-feira (19) novas regras para o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para compra de imóveis de até R$ 225 mil. Uma delas é a dispensa de outra avaliação para as unidades, além da realizada pela construtora no início das obras do empreendimento.
Também é possível agora, devido à versão atualizada do Manual do FGTS para Uso na Moradia Própria, a utilização da convenção de condomínio para a caracterização do imóvel residencial, no lugar da matrícula do imóvel, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou laudo de avaliação feito pelo banco. Os trabalhadores com posse de imóvel em processo de regularização fundiária podem, ainda, utilizar os recursos do FGTS para a aquisição.
Outra medida tomada foi a facilitação da portabilidade de crédito imobiliário, já que não há mais a necessidade de novas avaliações pelo banco que adquirir a operação, mantendo os números do início do contrato.
As ações devem, segundo a vice-presidente interina de Fundo de Governo e Loteria da Caixa, Deusdina dos Reis Pereira, acelerar a concessão de crédito imobiliário, em um momento em que o banco está com mais de R$ 7 bilhões para investimento somente na linha Pró-Cotista do FGTS. Ela também estima o crescimento de 13% em financiamento imobiliário em 2016. "Todos serão beneficiados com essas novas medidas, que, certamente, resultarão em um atendimento ainda mais ágil e qualificado ao trabalhador no momento da realização do sonho da casa própria", afirma.
O superintendente nacional em exercício do FGTS, Henrique José Santana, lembrou, por fim, que as medidas tomadas foram amplamente discutidas com representantes dos trabalhadores e dos agentes financeiros, como a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário (Abecip) e a Associação Brasileira de COHABs e Agentes Públicos da Habitação (ABC).