Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Confiança na construção atinge o maior valor desde dezembro de 2015, mostra FGV



O Índice de Confiança da Construção (ICST), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 2,1 pontos em maio e atingiu 69,1 pontos, o maior valor desde dezembro de 2015 (69,4 pontos). Com o resultado, a média móvel trimestral cresceu 0,8 ponto na margem e interrompeu a sequência de 29 quedas consecutivas desde dezembro de 2013 nesta forma de avaliação.
"Em maio, o aumento da confiança mostrou-se mais robusto e disseminado no setor. Edificações, Infraestrutura e Serviços Especializados, enfim, em todos os segmentos cresceu a percepção de que o ritmo de queda da demanda deve desacelerar no curto prazo, alimentando a confiança empresarial. No entanto, as dificuldades do atual cenário econômico e político sugerem que é um tempo muito curto para que, de fato, ocorra esta reversão", observou Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE.
O Índice de Expectativas (IE-CST) avançou 5,7 pontos, alcançando 77,9 pontos. O índice é o maior desde junho de 2015 (78,1 pontos). Dentre os itens que integram o índice, a expectativa com a demanda dos negócios para os próximos três meses foi o que mais contribuiu com a alta, pois variou 5,9 pontos em maio.
Já o Índice da Situação Atual (ISA-CST) recuou 1,5 pontos e alcançou um novo piso histórico de 60,9 pontos. O que mais contribuiu para essa queda foi a satisfação das empresas com a situação atual dos negócios, que teve um recuo de 3,5 pontos em relação ao mês anterior.
Ana Maria Castelo explica, ainda, a evolução em direções opostas dos dois componentes do índice. "Os empresários tornaram-se menos pessimistas quanto ao futuro próximo, embora a atividade continue em declínio. No entanto, se o investimento em infraestrutura e no mercado habitacional não voltar a se expandir, o indicador de expectativas não deve sustentar a melhora dos últimos meses", concluiu.