Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Indústria de materiais de construção está mais propensa a fazer investimentos, aponta Abramat



O mês de dezembro foi acompanhado de estabilidade na venda de materiais de construção, segundo o Termômetro da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat) divulgado nesta terça-feira (6). Em novembro, 7,7% dos entrevistados consideraram as vendas boas e 38,5%, regulares. No mês passado, esses números foram de 11,5% e 27%, respectivamente. Para o mês de dezembro, por sua vez, 50% esperam vendas regulares e 3,8%, boas.
O presidente da Abramat, Walter Cover, espera a permanência desse cenário para os próximos meses. "O setor continua em ritmo de queda das vendas, afetado principalmente pelo desemprego crescente e pelas condições desfavoráveis de crédito, com juros muito altos e dificuldade e restrições dos bancos além da desaceleração da infraestrutura e do Programa Minha Casa Minha Vida", analisa.
Assim, as expectativas quanto às ações do governo pioraram. O otimismo do empresariado, que em outubro era de 41%, chegou a 35% em novembro.
O otimismo, porém, apareceu na pretensão de investimentos a médio prazo, que apresentou aumento. No mês de novembro, 58% dos empresários disseram pretender investir nos próximos 12 meses. Em outubro, esse número era de 38%. Do total de pesquisados no último mês, 50% disseram que queriam modernizar os meios de produção e 8%, que desejavam expandir a sua capacidade.