Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


FGV: confiança da construção chega ao melhor patamar desde abril de 2015


A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou nesta quarta-feira (26) que o Índice de Confiança da Construção (ICST) alcançou 76,4 pontos em abril, 1,4 ponto a mais do que o apresentado em março e o seu maior valor desde abril de 2015 (77,2 pontos). A pesquisa ouviu 689 empresas entre os dias 3 e 24 deste mês.
Somente o Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,9 pontos, registrando o maior nível desde dezembro de 2015 (68,1 pontos), com 65,7 pontos. O destaque ficou para o indicador que mede a percepção em relação à carteira de contrato, que fechou com 64,9 pontos em abril, variação de 3,4 pontos.
Já o Índice de Expectativas (IE) atingiu 87,6 pontos, queda de 0,2 ponto em abril. O indicador por medir o otimismo com a situação dos negócios nos seis meses seguintes, recuou 0,7 ponto, resultando em 89,4 pontos. Mesmo com retração, IE manteve-se acima dos níveis alcançados no biênio 2015-2016, devido a expectativa positiva dos empresários referente ao crescimento da demanda nos próximos meses
O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor fechou o mês de abril com queda de 0,2%, apresentando 62,8%.
"A mudança detectada pela sondagem é significativa: finalmente a percepção empresarial em relação à situação corrente dos negócios melhora um pouco, seguindo a tendência das expectativas nos meses anteriores. Mas a distância entre os dois indicadores [ISA e IE] permanece muito elevada e o ISA continua em nível crítico", comentou Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE.