Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Abramat: otimismo entre empresários da indústria da construção segue instável


Termômetro realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat) mostra que em julho apenas 9% das empresas da indústria de material da construção está otimista em relação às ações do Governo Federal para o setor nos próximos 12 meses. O número é o mesmo apresentado no mês passado.
Para o mês de agosto, 47,8% dos empresários esperam um desempenho regular nas vendas de materiais de construção, 39,1% desempenho bom e 13,1% desempenho ruim para o mercado interno. Em julho os resultados foram: 47,9% regular; 26,1% bom; 21,7% ruim e 4,3% muito bom.
No mercado externo, expectativa entre os empresários é de 56,2% para o desempenho regular, 37,5% desempenho bom e 6,3% desempenho muito bom em agosto. Neste mês, 50% dos entrevistados consideraram as comercializações regulares, 31,2% boas, 12,5% ruins e 6,3% muito boas.
"A expectativa sobre vendas continua baixa para o próximo mês, embora apontando para uma melhora tanto no mercado interno como no externo. O segmento do varejo está com melhor perspectiva. Porém o segmento de mercado das construtoras deve continuar com resultados negativos enquanto perdurar a situação econômica recessiva", afirma Walter Cover, presidente da Abramat.
A pretensão de investimento registrou pequena queda entre os empresários em julho, onde 57% afirmam querer investir nos próximos 12 meses. Em junho, a pesquisa registrou 59%. Entretanto, houve crescimento de 18% na comparação com o resultado de julho de 2016 (39%).
Por fim, a utilização da capacidade industrial atingiu em julho 71% na média das empresas, se mantendo estável ao registrado no mês anterior (72%). Em julho do ano anterior, esse número foi de 61%.
"Os dados revelam que a preocupação por parte do empresariado sobre a situação política e econômica permanece. Há uma redução acentuada em obras de infraestrutura e postergação nas decisões de investimento em novas edificações residenciais e comerciais", ressalta Walter Cover.