Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Unidades do Minha Casa Minha Vida terão sistema de produção de energia solar


O ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciou que as unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) terão sistemas fotovoltaicos para produção de energia solar. A informação foi dada na última quinta-feira (10) durante evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo.
A decisão foi tomada após a apresentação de um estudo de viabilidade e de modelos de negócios realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) em parceria com Furnas e a própria Fiesp. “A proposta mostrada hoje possibilita avançarmos no Brasil na renovação de energia alternativa, utilizando um programa que tem diversas finalidades: numa ponta, a entrega de residências a quem não possui condições de obter se não for por meio de subsídio governamental, por outra ponta, gerar emprego e renda”, disse o ministro.

O estudo prevê que o sistema de energia solar seja custeado pelos beneficiários da Faixa 1 do MCMV. “O proprietário da residência adquire o sistema fotovoltaico junto com a unidade habitacional, com o valor embutido nas prestações que serão pagas pelo imóvel, possuindo o incentivo natural para manutenção e conservação do sistema”, comentou o vice-presidente do Conselho Superior da Construção (Consic), Manuel Rossitto.
De acordo com o presidente Executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia, com um sistema de dois módulos fotovoltaicos e um microinversor será possível reduzir em até 70% os gastos com energia elétrica da população de baixa renda.
A previsão é que o sistema seja implantado ainda neste ano. “Na próxima semana, realizaremos a assinatura de uma Portaria para incorporar, já a partir deste ano, a energia solar fotovoltaica no Programa Minha Casa Minha Vida”, concluiu o ministro.