Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Construção cresce acima do previsto. O mais positivo dos últimos 19 anos



A FEPICOP – Federação do setor da Construção, na sua última análise de conjuntura revela que a construção está a crescer acima do previsto inicialmente, mais 5,9%, até outubro face a 2,6% previstos no início de 2017. “Esta variação, a confirmar-se, será a mais positiva dos últimos 19 anos, período em que o Setor atravessou uma longa e grave crise e durante a qual o seu volume de produção terá registado uma queda acumulada de 52,0%”, salienta.

Em comunicado, a FEPICOP revela que o segmento da construção de edifícios residenciais foi o que mais contribuiu para a expansão da produção do Setor (+8,0%), “particularmente a componente de trabalhos de reabilitação, cujo volume de produção cresce perto de 14%. Também com uma evolução positiva, mas mais moderada, os trabalhos de construção nova evoluem a um ritmo perto dos 5% em 2017”.

Com um comportamento favorável ao longo do ano, esteve também a produção dos trabalhos de engenharia civil, estimando-se um crescimento de 6% do seu volume de produção. “Para esta evolução e a avaliar pela informação relativa ao mercado das obras públicas muito contribuiu a realização, em outubro, de eleições autárquicas, as quais induziram, ao longo do ano, a realização de um volume assinalável de obras da responsabilidade das autarquias locais”, pode ler-se no comunicado.

Ainda assim, frisa, “esta expansão verificada em 2017 revela-se claramente insuficiente para colmatar a diminuição de 8% registada no ano anterior e pouco contribui para moderar a queda de 36% que a produção deste segmento de atividade acumulou ao longo dos últimos 6 anos e que foi o reflexo direto da brutal redução verificada ao nível do investimento público”.

Beneficiando dos mesmos estímulos, a componente pública da construção de edifícios não residenciais regista uma evolução positiva em 2017, mais 5,0%, após uma quebra de 6,0% verificada no ano anterior.

No que diz respeito à componente privada, “o bom desempenho da economia beneficiou a produção deste tipo de trabalhos, que acelerou a sua expansão de mais 1,0% em 2016 para mais 3,0% em 2017, a par de um crescimento, até setembro, de 12% na área licenciada para construção deste tipo de edifícios”.

Em termos agregados, estima-se que a produção do segmento da construção de edifícios não residenciais venha a registar uma taxa de crescimento de mais 3,7% em 2017.