Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Obra seca: reforme com mais rapidez e com menos entulho


Quem pensa em reforma de casa sabe que vai ter que lidar com entulho e lixo. A preocupação com o resíduo que a sua obra gera é tão importante quanto escolher os melhores materiais para ela. Veja algumas dicas para reformar sem desrespeitar o meio ambiente e ainda economizar tempo.

Piso
Uma ótima opção para quem não quer lidar com quebra-quebra e pó é usar placas vinílicas ou linóleos autoadesivos sobre o piso antigo. O material a ser descartado é quase zero. Assim, você não precisa quebrar e descartar o material que já tem em casa. A facilidade de aplicação de piso sobre piso também se aplica a cerâmicas. Utilize o tipo correto de argamassa para assentar as placas sobre o antigo piso bem nivelado e firme, e pronto!
 
Paredes
Pintar as paredes até que não gera tanto lixo, mas o transtorno de ter que proteger todos os rodapés, batentes e o piso da casa pode desanimar. Por isso, que tal aplicar papel de parede para dar uma renovada no ambiente? Embora o custo dele seja um pouco mais elevado, você mesmo pode aplicá-lo, e não vai precisar isolar todo o ambiente até terminar a aplicação.

Decoração
Dar uma renovada na decoração da sua casa não significa jogar fora o que você já tem e comprar tudo novo. Reutilize móveis pintando-os de novas cores ou aplicando verniz para dar um brilho, dê diferentes usos a objetos que já estavam encostados há muito tempo e coloque a criatividade para funcionar!

Portas e janelas
Se o estado das suas portas e janelas não é tão ruim, lixá-las e aplicar um verniz ou tinta próprios é a nossa dica para evitar substituí-las. Que tal destacá-las com uma cor bem viva?

Mais dicas
Agora, se na reforma da sua casa for impossível aplicar as dicas, não entre em pânico. Preocupe-se em dar a destinação correta ao entulho produzido. Em grande parte do país, sacos pequenos e com pouco peso podem ser levados pelo lixeiro. Caso a quantidade de material a ser descartada seja maior, haverá a necessidade de contratar os serviços de uma caçamba, em empresas autorizadas. Elas garantem que o seu entulho será descartado da maneira correta e com responsabilidade.