Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Pequenas obras e reparos devem incentivar setor da construção civil neste ano


As pequenas obras e reparos feitos em casas e apartamentos aumentaram a demanda por materiais de construção para acabamento, como tintas e azulejos, o que fará a produção desses insumos registrar o primeiro crescimento após quatro anos de queda. Sem a retomada das obras de infraestrutura e os novos empreendimentos imobiliários ainda patinando, será essa "construção formiguinha" que salvará o setor este ano. Estudo do banco Santander mostra que a alta na produção será de 8%, após queda de 3,3% no ano passado. O maior tombo do período foi em 2015, com recuo de 12,5% na produção desses itens.
"A produção industrial do setor se recupera pela venda de materiais de construção para reforma e reparos e, em menor magnitude, os lançamentos. Esse é o último setor industrial a mostrar uma recuperação", afirmou Rodolfo Morgado, economista do banco Santander.
Pelos dados do IBGE, todos os segmentos industriais apresentaram alta no ano passado, sendo que o que se recuperou com mais força foi o de bens duráveis. Isso fez a produção industrial crescer 2,5% no ano passado. Agora, com a continuidade da retomada econômica, que chega aos poucos ao setor de construção, a alta deve chegar a 4,7% neste ano.
Nesse processo, as vendas se recuperaram primeiro. A alta foi de 9,2% em 2017, mas como os estoques estavam altos, a produção demorou mais a retomar. A justificativa para o melhor desempenho de materiais de construção são os juros mais baixos, inflação sob controle e aumento do emprego.

Fonte: Jornal do Comércio