Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Construção civil 4.0 chega ao Brasil – Obras com 0% de desperdício



A Indústria 4.0 é considerada a 4° Revolução Industrial, como explica o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira: “inteligência artificial, robótica, análise de dados e a internet das coisas trabalham de forma integrada. Sensores permitem a rastreabilidade e o monitoramento remoto de todos os processos”. É um movimento de modernização e utiliza conceitos como sistemas cyber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem. Ela facilita a visão e execução de “Fábricas Inteligentes” com as suas estruturas modulares, os sistemas monitoram os processos físicos, criam uma cópia virtual do mundo e tomam decisões descentralizadas. Com a internet das coisas, os sistemas comunicam e cooperam entre si, com os humanos em tempo real, e através da computação em nuvem, ambos os serviços internos e intraorganizacionais são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor. Os princípios deste projeto contam com: virtualização, descentralização – a habilidade dos sistemas cyber-físicos das Fábricas Inteligentes de tomarem decisões sem intervenção humana – e capacidade em tempo real, entre outros.
A Indústria 4.0 no Brasil desponta como caminho natural para aumentar a competitividade do setor por meio das tecnologias digitais, apesar de ainda ser pouco utilizada pelas empresas nacionais. O atraso brasileiro diante da integração das tecnologias físicas e digitais em todas as etapas de desenvolvimento de um produto fica evidente porque 43% das empresas não identificam quais tecnologias têm potencial para alavancar a competitividade do setor industrial. E uma dessas tecnologias digitais é o BIM – Building Information Modeling, em português Modelagem da Informação da Construção.
O BIM é o conceito inovador quando se trata de projetos para construções. Diferente do desenho usual em 2D, uma mera representação planificada do que será construído, a modelagem com a tecnologia BIM trabalha com modelos 3D que, além de serem mais fáceis de assimilar, são mais fiéis ao produto final. A ideia, em sua forma mais simples, é de abandonar os desenhos planificados e a necessidade de interpretá-los para iniciar a construção, e substituí-los por um trabalho com maquetes virtuais que auxiliam a análise de erros de projeto, entre outros.
Apesar de nenhuma obra ser igual a outra, todas possuem algo em comum: elas mobilizam uma variedade extensa de materiais, serviços e demais providências para que sua execução aconteça de forma mais eficiente possível. Com o BIM, todo o gerenciamento dessa colaboração multidisciplinar torna-se uma tarefa muito mais prática – isso é o que diferencia este software da simples projeção 3D.
O modelo 3D foi uma inovação natural do desenho de projeto, mas muitas vezes o objeto modelado nas três dimensões é apenas uma ferramenta de visualização. Com a aplicação da tecnologia BIM, esse mesmo modelo passa a ter diversos “objetos paramétricos”, com a adição das informações que o software oferece. É possível, por exemplo, adicionar informações de marca do material a ser utilizado, custos e outras especificações dentro do arquivo onde o projeto está sendo modelo. Desta forma, vários profissionais (engenheiros, arquitetos, orçamentistas, entre outros) podem acessar e editar várias informações ao mesmo tempo, economizando tempo e evitando erros de comunicação que se traduzem em desperdício e atraso nas obras. “Estamos introduzindo no Brasil uma grande revolução na construção civil”, ressalta Ferreira.
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) incentiva o BIM no país. Uma parceria entre ABDI e ABNT lançou um catálogo com seis normas técnicas para este tipo de obra. A Agência, ainda, editou seis guias para orientar as construções. Em 2018, estará no ar a plataforma BIM, que vai agrupar todo este conteúdo e organizar uma biblioteca de peças para os projetista.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABDI