Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Comercialização de materiais de construção sobe 1,5% no primeiro bimestre de 2018, diz Abramat



A Associação Brasileira das Indústrias dos Materiais de Construção (Abramat) divulgou na última sexta-feira (8) que o faturamento deflacionado da venda de materiais de construção cresceu 1,5% no primeiro bimestre de 2018. O resultado, porém, representa uma queda de 0,9% sobre fevereiro do ano passado. Para o ano, a Abramat acredita que as comercializações cresçam 1,5%.

Os dois segmentos da indústria tiveram alta no bimestre. Os materiais de base apresentaram uma expansão nas vendas de 2% e os de acabamento de 1,2%. Em relação ao mesmo mês de 2017, os resultados foram de -0,2% e -1,9%, respectivamente.

Considerando o emprego na indústria, o mês de fevereiro foi de crescimento de 0,5% no número de postos em relação a janeiro. Apesar disso, os postos de trabalho caíram 1,3% em relação ao mesmo mês de 2017 e 1,4% no acumulado do ano.

O termômetro da Abramat ainda aponta que os empresários da indústria de materiais de construção estão mais otimistas do que em fevereiro deste ano. Sobre as vendas, 50% dos entrevistados acreditam em um desempenho regular; 40% bom ou muito bom e 10% esperam um mês negativo. Em fevereiro os números eram: regular para 40% das indústrias; bom para 35%; e ruim ou muito ruim para 25%.

A regularidade também rege o desempenho das vendas no mercado externo. A expectativa para março segue a tendência, com 64% considerando um mês regular para vendas e 36% com boas perspectivas. “Ruim” ou “muito ruim” não receberam nenhum voto dos associados.

No que tange a confiança do segmento sobre as ações do Governo houve queda no otimismo de 19% apontado em janeiro para 5% em fevereiro. Outro dado interessante trazido pela pesquisa é o nível de utilização da capacidade instalada do setor. São 70% da capacidade em utilização, ou seja, o setor apresenta 30% de ociosidade. O resultado indica queda de 1% em relação ao mês anterior.