Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Mercado imobiliário começa aquecido em 2018, mostra Radar Abrainc-Fipe


A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgaram na última semana o Radar Abrainc-Fipe, que mostra um aumento de 19,5% nos lançamentos e de 6,3% na comercialização de imóveis novos nos últimos 12 meses encerrados em janeiro. Ao todo, 83.827 mil unidades foram colocadas no mercado e 110.849 unidades vendidas.

“De certa forma, é possível afirmar que os primeiros resultados de 2018 apontam para uma manutenção da trajetória positiva de recuperação do mercado observada ao longo de 2017”, diz a pesquisa.

Por segmento, contudo, os empreendimentos residenciais de médio e alto padrão (MAP) apresentaram o lançamento de 18.552 imóveis e a comercialização de 34.742 unidades, o que representa uma alta de 30,1% e uma queda de 9,4%, respectivamente, nos últimos 12 meses encerrados em janeiro em comparação ao ano anterior.

Já os empreendimentos vinculados ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) tiveram um desempenho ainda melhor: crescimento de 20,1% nos lançamentos (64.350 unidades) e de 26,8% nas vendas (70.555 unidades) no período analisado.

Por fim, a pesquisa mostra que a relação entre distratos e vendas do segmento MAP foi de 42,3% enquanto esse percentual foi de 16,8% entre empreendimentos MCMV.