Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Silicone é usado em quase todas as etapas da construção civil


Utilizado em quase todos os produtos e etapas da cadeia de construção civil por ser resistente à água, às intempéries e a variações de temperaturas, o silicone é essencial quando se trata de reforma, reparo e proteção de casas, edifícios e materiais de construção, como vidros e telhas, devido à sua ação de selagem, fixação e impermeabilização.

Com o tempo, casas e edifícios tendem a apresentar sinais de desgaste como rachaduras e infiltrações, mas situações como essas também podem acontecer em construções recentes ou em andamento, o que torna indispensável a aplicação de produtos à base de silicone.

O material pode ser usado para selagem de fissuras, vedação de boxes em banheiros e janelas, além da proteção de tinturas e impermeabilização em infiltrações, o silicone age em diferentes funções.  Além de ajudar a aumentar a vida útil da construção, na medida em que confere melhor desempenho e durabilidade aos materiais usados nas edificações, o silicone evitando a necessidade de reformas constantes, reduzindo a geração de resíduos e os custos com a manutenção.

Confira os tipos de silicone mais utilizados na construção civil:

  Empregado na formulação de tintas, funciona como ligante que reforça a estrutura molecular entre a tinta e o substrato onde é aplicada, aumentando a aderência ao local e a durabilidade da pintura. As tintas com silicone também possuem a função de antiespumante, que impede a formação de bolhas na aplicação. O silicone forma uma película que repele água, funcionando como uma peneira, que impede a entrada da água, mas permite a saída da mesma no seu estado de vapor, proporcionando um ambiente interno com menor umidade e, por consequência, mais saudável e termicamente agradável.

Adesivo estrutural de silicone: usado na criação de fachadas de vidro, tem a função de unir o aço, o alumínio composto ou o aço a perfis de alumínio. O adesivo estrutural é resistente a variação de temperaturas, tremores e outras intempéries, além disso, possui resistência física e flexibilidade, pois previne a penetração de água e absorve o estresse da estrutura.

Silicone hidrofugante :  age na prevenção do mofo em locais úmidos, prevenindo a formação de manchas escurecidas ou esverdeadas nas paredes. Evita a proliferação de bactérias e fungos nas fissuras ou rachaduras, além de não absorver água ao tratar os substratos.

Selante de silicones:  indicado para a vedação de esquadrias de portas e janelas, em juntas de dilatação de diferentes tipos de fachadas.  Os selantes podem ser encontrados em duas opções: acéticos ou neutros, que agem em diferentes lugares de aplicação. O acético é mais recomendado para materiais porosos e é indicado para aplicação em locais com infiltração de água, como calhas, ralos, sifões, telhas, box entre outros. Já o selante de silicone neutro é ideal para superfícies lisas como mármore, granito, alvenaria, vidro, borracha entre outros.