Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Vale a pena investir em um arquiteto ao construir ou reformar?



Contratar um arquiteto para um projeto já deixou de ser, há muito tempo, privilégio para poucos. Hoje em dia já é possível fracionar a atuação desse profissional e contratá-lo de acordo com as necessidades, mesmo que para pequenos projetos. Mas, o que faz do arquiteto uma peça tão essencial para quem quer construir ou reformar? Uma obra não é apenas um projeto, mas sim, um sonho que pode se tornar realidade. O arquiteto é capaz de unir técnica, funcionalidade, criatividade e estética, transformando necessidades e desejos em soluções inteligentes e ambientes cheios de personalidade.

A maioria das pessoas não tem tempo, muito menos o conhecimento e experiência para estruturar a montagem de um projeto. É papel do arquiteto, portanto, elaborar um programa de necessidades junto com o cliente e transformá-lo em algo que alinhe soluções, necessidades e orçamento, seja ele qual for. O arquiteto pode, inclusive, ajudar na escolha do melhor terreno, casa ou apartamento, levando em conta a viabilidade de cada local.

Contratar um arquiteto é um investimento inteligente, seguro e de menor risco, já que o retorno é imediato. O arquiteto pode atuar na construção como idealizador do projeto, consultor, gerenciador ou apenas no acompanhamento da obra. Tratando-se muito mais de um investimento do que de um gasto. Uma obra com projeto profissional leva menos tempo para ser concluída e será realizada com os melhores e mais econômicos materiais.

Mas, você sabia o arquiteto é também responsável pela parte burocrática de uma obra? Sim, é ele quem responde legal, civil e criminalmente pela aprovação de um projeto em prefeituras, corpo de bombeiros, condomínios e perante o seu conselho de classe. Uma construção ou reforma não pode começar sem um estudo prévio e o arquiteto, além de ser o grande idealizador, também se torna o facilitador para que as coisas fluam melhor desde as primeiras ideias até a finalização. Planejamento é a condição básica para uma construção ou reforma ter o menor custo e tudo começa pelo projeto pensado pelo arquiteto. No entanto, é bom esclarecer que a contratação de um arquiteto não exime o trabalho feito pelos empreiteiros, mestres de obra e pedreiros, pois, esses não projetam, mais sim, constroem sob a supervisão dos arquitetos e engenheiros.