Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Adequação de imóveis antigos gera estruturas mais modernas, sustentáveis e econômicas


Em tempos de crise econômica, a adequação de prédios antigos a padrões de modernidade e sustentabilidade podem contribuir para a redução de gastos tanto do condomínio quanto do morador, principalmente em contas como água e luz.

Dentre as possibilidades de adequação na área de energia e distribuição, estão o uso de painéis capazes de captar a energia solar fotovoltaica, gerando eletricidade para as áreas comuns do prédio. Contudo, na hora de escolher o material é preciso levar em conta questões como tamanho das áreas comuns, consumo elétrico dos materiais etc.

No caso das instalações hidráulicas, é possível realizar a troca de encanamentos, a instalação de hidrômetros individuais e a instalação de reservatórios de água, de forma simples e prática, capazes de coletar a água de torneiras e chuveiro, por exemplo, que pode ser utilizada pelo condomínio.

Em 2017, um levantamento feito indicou que cerca de 1/4 dos imóveis da capital paulista foram construídos na década de 70, apresentando diversos problemas, que poderiam ser minimizados através da adequação aos modelos atuais de sustentabilidade e modernização.