banner_fornecedores

Indústria de material de construção tem fevereiro regular, apura Abramat
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) acaba de divulgar a nova edição do Termômetro da Indústria de Mate... Leia mais.

Mortes por choques elétricos aumentam 12% no Brasil, apura Abracopel
Choques elétricos são verdadeiros riscos e o que muitas pessoas não sabem é que eles podem levar à morte. De acordo com Anuário Estatístico ... Leia mais.

Covid-19 causa impacto expressivo na confiança do consumidor em março
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) caiu 7,6 pontos em março, para 80,2 pontos, o menor valor desde j... Leia mais.


Usuário:
Senha:


Por que é fundamental impermeabilizar estruturas de concreto?



No Brasil, a grande maioria das construções utiliza o concreto, material versátil, adaptável e que garante durabilidade às obras. Mesmo com tantas vantagens, não dispensa a impermeabilização. Pelo contrário, tal processo é importantíssimo para a resistência e qualidade da estrutura.

Fundamental na obra, o processo de impermeabilização evita problemas dos mais variados níveis. Manchas, bolhas e mofo são alguns contratempos que exigem uma manutenção menor. Já a infiltração e corrosão (comum em estruturas de concreto armado), demandam mais cuidado e, claro, investimento financeiro.

O conhecimento e aplicação correta das normas técnicas são essenciais, além de um projeto baseado em um estudo correto das estruturas. Este deve prever a drenagem eficiente da água, garantir a utilização do concreto apropriado utilizado em cada etapa da obra, controlar fissuras e prever revestimentos duradouros. O projeto de manutenção também tem sua importância, pois prevê os processos de envelhecimento da edificação e os mecanismos de deterioração.