banner_fornecedores

Produção industrial recua em 13 dos 15 locais pesquisados, aponta IBGE
A Pesquisa Industrial Mensal, apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na série com ajuste sazonal, mostra que, ... Leia mais.

Nível de Utilização da Capacidade Instalada melhora em maio, revela FGV IBRE
Em maio, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) apresentou leve melhora, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Economia ... Leia mais.

Percentual de famílias com trabalho afetado pela pandemia sobe, mostra pesquisa
Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) mostra que pelo menos um membro de 57,2% das ... Leia mais.


Usuário:
Senha:


Por que é fundamental impermeabilizar estruturas de concreto?



No Brasil, a grande maioria das construções utiliza o concreto, material versátil, adaptável e que garante durabilidade às obras. Mesmo com tantas vantagens, não dispensa a impermeabilização. Pelo contrário, tal processo é importantíssimo para a resistência e qualidade da estrutura.

Fundamental na obra, o processo de impermeabilização evita problemas dos mais variados níveis. Manchas, bolhas e mofo são alguns contratempos que exigem uma manutenção menor. Já a infiltração e corrosão (comum em estruturas de concreto armado), demandam mais cuidado e, claro, investimento financeiro.

O conhecimento e aplicação correta das normas técnicas são essenciais, além de um projeto baseado em um estudo correto das estruturas. Este deve prever a drenagem eficiente da água, garantir a utilização do concreto apropriado utilizado em cada etapa da obra, controlar fissuras e prever revestimentos duradouros. O projeto de manutenção também tem sua importância, pois prevê os processos de envelhecimento da edificação e os mecanismos de deterioração.