Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Índice da ABRAMAT confirma manutenção do crescimento do setor em setembro



A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou a edição de seu índice de setembro. Como destaque da pesquisa, temos o registro de crescimento no faturamento da indústria de materiais de construção em setembro em todas as comparações. Comparado a setembro/2017, o nono mês desse ano apontou crescimento de 2,7% no faturamento deflacionado. A comparação com agosto desse mesmo ano registra alta de 1,5%.

O crescimento observado em setembro também reforça o momento de aquecimento do setor analisados os indicadores acumulados. Nos últimos 12 meses (ago/17 a set/18), comparados ao mesmo período do ano anterior registra alta de 2,1%, enquanto que no acumulado do ano (jan/18 a set/18) o crescimento em relação ao mesmo período de 2017 registra alta de 1,2%.

Com ambos os segmentos de produtos contribuindo para o crescimento do faturamento do setor, os materiais de base apontam alta de 2,4% em relação ao mesmo mês em 2017 e 1% em relação ao mês anterior. Os materiais de acabamento, por outro lado, indicaram aumento de 3,1% em relação a setembro de 2017 e crescimento de 1,9% em relação ao mês anterior.

O emprego na indústria de materiais de construção segue indicando uma reversão de tendência. O acumulado no ano agora é de , melhor resultado desde janeiro. No mês anterior, o ano acumulava redução de -0,8% no número de vagas. Foi o quarto mês consecutivo em que a redução de vagas na indústria de materiais de construção diminui.

"Observamos um mês de crescimento nos nossos indicadores, mantendo a tendência de retomada do crescimento, em linha com a previsão de fecharmos 2018 com +1,5%. Nossa expectativa é de continuidade para essa recuperação do setor até o final do ano, indicando uma inflexão após 3 anos de resultados negativos no faturamento. A ABRAMAT busca auxiliar na retomada desse crescimento, estando junto de entes governamentais, empresas e sociedade civil, levando os pleitos do setor, visando o fomento de debates relevantes envolvendo a inovação e novas tecnologias, bem como incentivando e divulgando boas práticas de seus associados " comenta Rodrigo Navarro, presidente da associação.