Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Emprego na construção brasileira cresceu 0,11% em outubro


O nível de emprego na construção civil brasileira registrou alta de 0,11% em outubro na comparação com setembro. Foram realizadas 2.626 contratações, o que levou o estoque de trabalhadores para 2.378.035. Na comparação com outubro de 2017, a alta foi de 0,21% (5.090).

Ao se desconsiderar os efeitos sazonais*, o emprego registrou alta de 0,22% em outubro na comparação com setembro (5.212 contratações).
 
Os dados são da pesquisa realizada pelo SindusCon-SP em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

“A boa notícia é que o emprego na construção cresceu tanto em outubro, como na comparação com o mesmo mês do ano passado”, comenta o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto. "Isso sinaliza uma redução da tendência de demissões superando as contratações, que esperamos reverter em 2019", afirma.

 
Em outubro, na comparação com setembro, quase todos os seguimentos registraram alta, sendo as maiores em: Engenharia e Arquitetura (1,19%), Obras de instalação (0,53%) e Preparação de terreno (0,10%). A exceção foram Infraestrutura (-0,49%) e Incorporação de imóveis (-0,24%).

Na análise de 12 meses, apenas Engenharia e Arquitetura e Obras de instalação obtiveram crescimento de 6,84% e 5,24%, respectivamente. As maiores baixas foram em Obras de acabamento (-2,96%), Incorporação de imóveis (-2,12%) e Imobiliário (-1,76%).