Abreviada como Gen Z, também conhecida como iGeneration ou Centennials, a geração Z reúne a parcela da população nascida entre os anos 1990 e 2010. Com o perfil comportamental diferente de seus antecessores, esses jovens são tolerantes, aceitam amplamente a diversidade e a igualdade de gênero, poupam dinheiro e mudam as relações pessoais, além da forma de viver e de atuar no mercado de trabalho.
A nova geração preza pelo bem-estar, seja no modo de vida ou na moradia, o que elevou a preocupação do mercado imobiliário em entender os anseios e vontades de consumo destes jovens. Por conta disso, as incorporadoras e construtoras iniciaram um processo árduo de estudo sobre esse comportamento, visando criar planos de ações que sejam efetivos para estimular positivamente o poder de compra da Gen Z.
O relacionamento, inclusive, é muito valorizado por esse público, que busca a troca de experiências. Os momentos vividos pela Gen Z são frequentemente compartilhados nas redes sociais, como uma forma de mostrar a intensidade de cada passo dado, sozinho ou na companhia de amigos. Prática comum que, para a geração anterior, é inexistente ou pouco relevante.
Diversidade é sinônimo de inclusão para estes jovens, uma característica que se faz presente em algumas tarefas do cotidiano, como trabalhar ou estudar, por exemplo. E ouvi-los será fundamental para as empresas conhecerem o perfil comportamental e de consumo do novo comprador. As companhias que se unem ao movimento contínuo de gerações garantem longevidade, atendendo às necessidades do público de maneira efetiva.