Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Força-tarefa da Aneel vai vistoriar 142 barragens de hidrelétricas


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que irá realizar uma força-tarefa para fiscalizar in loco as barragens de 142 usinas hidrelétricas, em 18 Estados brasileiros e no Distrito Federal. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o mês de maio.

A Aneel ficará responsável pela fiscalização das barragens de 71 usinas consideradas como de maior dano potencial. A outra metade será fiscalizada pelas agências estaduais conveniadas de cada região.

Após a primeira etapa, entre maio e dezembro, serão realizadas inspeções presenciais em todas as barragens de hidrelétricas classificadas como Dano Potencial Alto, totalizando 335 empreendimentos vistoriados no ano.

As barragens são caracterizadas em dois grupos: o primeiro, de dano potencial alto, compreende aspectos referentes à área afetada pela usina, e não às suas condições estruturais; o segundo grupo, de risco, terá análise de itens como documentação do projeto, qualificação técnica da equipe de segurança de barragens, roteiros de inspeção de segurança e monitoramento; e relatórios de inspeção de segurança com análise e interpretação.

A Aneel é responsável pela fiscalização de 616 barragens, distribuídas em 437 hidrelétricas. De acordo com a agência, entre 2016 e 2018 forma feitas vistorias presenciais em 122 usinas.