Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Ministério da Infraestrutura apresenta plano para destravar obras


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, apresentou, durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal, as diretrizes e planos da pasta para rodovias, aeroportos e obras públicas. Segundo ele, a medida viabilizará o destravamento de obras e a repactuação dos contratos de concessão que estão desequilibrados.

Informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que o PIB da construção civil se destacou negativamente no acumulado do ano passado, registrando contração de 2,5%. O resultado foi impactado, principalmente, pelo corte de verbas na área de infraestrutura.

A meta, ainda, é diversificar a política de transportes, aumentando a participação de ferrovias e hidrovias, além de modernizar e aperfeiçoar o licenciamento ambiental e a Lei de Licitações.

Conforme divulgado por Freitas, a previsão é de que no dia 15 de março aconteça o leilão de concessão à iniciativa privada, por 30 anos, de 12 aeroportos, divididos em três blocos: Mato Grosso (4 aeroportos), Nordeste (6 aeroportos) e Sudeste (2 aeroportos). Segundo ele, até o final do atual governo, todos os aeroportos atualmente sob controle da Infraero serão concedidos.

Ainda em março, de acordo com o ministro, deverão ser leiloados três portos em Cabedelo (PB) e um em Vitória (ES). No mesmo mês, será realizado o leilão para a concessão da Ferrovia Norte-Sul.

Em abril, a estimativa é de que seis terminais portuários paraenses sejam concedidos. Até 2020, trechos de rodovias em Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo serão leiloados para concessão.

O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou na audiência que o Governo precisa se atentar às mudanças no licenciamento ambiental, para que o País se desenvolva de maneira sustentável. Já o senador Carlos Viana (PSD-MG) alertou sobre a necessidade de um novo marco regulatório para o sistema ferroviário.