Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Otimismo da Indústria de materiais cresce em fevereiro



De acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), o setor produtivo mantém otimismo moderado quanto à retomada do faturamento. Em janeiro deste ano, a utilização da capacidade instalada no setor subiu para 76%, o maior dos últimos 12 meses, mesmo com as avaliações sobre o desempenho em vendas permanecendo estáveis.

“O momento é de manutenção de um otimismo moderado. Acreditamos no aquecimento do varejo, além de uma possível retomada das obras públicas e do crescimento do mercado imobiliário para seguir dando saída aos estoques de material de construção”, afirma Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

Conforme informações da entidade, 52% de suas empresas associadas se disseram otimistas quanto às ações governamentais, enquanto 48% relatam “indiferença” quanto ao que esperam do novo governo para os próximos 12 meses. Em fevereiro do ano passado, apenas 5% das empresas se diziam otimistas.

Ainda, segundo a Abramat, 78% das associadas declararam intenção de investir nos próximos 12 meses, dos quais 69% em modernização dos meios de produção e 9% em expansão da capacidade instalada.

Para 56% das associadas o resultado do desempenho em vendas no mês de janeiro foi “bom” ou “muito bom”, enquanto que a expectativa positiva para o resultado total de fevereiro caiu para 47%. Com relação ao mês de março, as expectativas de venda são majoritariamente positivas, com 65% das empresas projetando um desempenho “bom” ou “muito bom”.