Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


BNDES lança nova linha de financiamento para pequenas empresas


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou o BNDES Crédito Pequenas Empresas, uma nova linha de financiamento voltada às micro e pequenas empresas. O trabalho será realizado em parceria com bancos comerciais, de desenvolvimento e cooperativos, e visa gerar mais emprego e ampliar a concessão de créditos para empresas de menor porte.

Conforme o BNDES, os empréstimos serão limitados a R$ 500 mil por beneficiário, a cada cinco anos, e ofertados na modalidade indireta. O cliente contará com três opções de juros de referência – taxas de Longo Prazo (TLP), Selic (TS), ou Fixa do BNDES (TFB). A esses juros serão acrescidas a remuneração do BNDES (1,45% ao ano) e a remuneração do agente financeiro (negociada diretamente com o cliente final). Com isso, os juros devem ficar em torno de 1,3% ao mês, ou cerca de 15% ao ano.

A previsão é de que a demanda chegue rapidamente a R$ 1 bilhão. Caso seja maior, será disponibilizado mais crédito para as micro e pequenas empresas.

As empresas interessadas em solicitar o financiamento podem ir diretamente aos bancos credenciados ou acessar o Canal MPME do BNDES, que repassa os pedidos de financiamento e as informações à central de riscos dos bancos parceiros. As garantias das pequenas empresas para os empréstimos poderão ser complementadas pelo Fundo Garantidor criado pelo banco recentemente.

O BNDES também irá realizar um estudo de efetividade para avaliar a geração e a manutenção de empregos nas micro e pequenas empresas, que, segundo o banco, são responsáveis por cerca de 55% do total de empregos formais no País (18 milhões).