Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Valor dos imóveis residenciais cresce 0,04% em fevereiro, diz Abecip


Segundo o Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), calculado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o valor dos imóveis residenciais no Brasil cresceu 0,04% em fevereiro, percentual ligeiramente superior ao de janeiro (0,01%). Com o resultado, o indicador acumulado em 12 meses teve aumento de 0,68%, frente ao 0,62% observado no mês anterior.

A pesquisa aponta que, entre as dez capitais brasileiras pesquisadas, apenas Recife e Rio de Janeiro permanecem com variações nominais negativas dos imóveis residenciais no acumulado de 12 meses. Apesar disso, o ritmo de queda continua desacelerando para o Rio de Janeiro.

Em fevereiro, os destaques positivos ficaram por conta de São Paulo, que teve variação de 0,10%, acumulando elevação de 1,26% em 12 meses; e Porto Alegre, que registrou a maior alta no mês (0,40%).

Na análise da variação acumulada no primeiro bimestre do ano contra o último bimestre do ano anterior nos três últimos anos, a recuperação nos preços nominais dos imóveis residenciais neste início de 2019 não manteve o ritmo observado em 2018. Enquanto os preços nominais cresceram 0,15% no primeiro bimestre de 2018 contra o último bimestre do ano anterior, no primeiro bimestre de 2019 este aumento foi de 0,08% contra o último bimestre de 2018.

Em São Paulo, os preços nominais variaram 0,10% no primeiro bimestre de 2019, frente aos últimos dois meses do ano passado, resultado acima da média de crescimento de 0,08% nas dez capitais. Na mesma comparação de 2018 com 2017, o aumento nas dez capitais havia sido de 0,15%.