Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Câmara prorroga incentivos para o programa Minha Casa Minha Vida


A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 888/19, que prorroga incentivos tributários para construtoras no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), criando um regime especial de tributação para os contratos assinados e as obras iniciadas a partir de 1º de janeiro deste ano.

Conforme a proposta, nestes contratos será aplicada a alíquota de 4%, a mesma aplicável às receitas recolhidas a partir de incorporações regidas pelo Regime Especial Tributário do Patrimônio de Afetação (Retis), que oferecia a construtoras o pagamento unificado de tributos até 31 de dezembro de 2018.

O projeto, ainda, altera a Lei 12.024/09, que garante, para obras iniciadas até 31 de dezembro do ano passado, um percentual equivalente a 1% da receita mensal recebida, a título de tributos federais pagos por construtoras e incorporadoras de imóveis no âmbito do programa.

O deputado Marcelo Ramos (PR-AM), autor da proposta, afirma que o dispositivo visa garantir segurança jurídica às incorporações nos contratos assinados e nas obras antigas. Para as obras contratadas a partir de janeiro de 2019, a proposta impede que a tributação seja superior àquela aplicável a projetos fora do Minha Casa, Minha Vida, também regidas pelas regras do patrimônio de afetação.

Segundo o relator da medida, deputado João H. Campos (PSB-PE), “com o fim do prazo de aplicação da alíquota unificada e reduzida de 1%, os construtores do Programa Minha Casa, Minha Vida poderão ser submetidos à tributação regular aplicável às construtoras, que corresponde, no mínimo, a 5,93%".