Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Governo planeja construir 536 pequenas centrais hidrelétricas



Em encontro com representantes do setor elétrico, realizado em Brasília (DF), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que pretende desenvolver uma agenda com a Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente) e os órgãos estaduais de meio ambiente para padronizar procedimentos e viabilizar a construção de 536 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no País.

Os empreendimentos totalizariam quase 8 mil megawatts de potência e atenderiam aproximadamente 14 milhões de unidades consumidoras, resultando em investimentos de até R$ 70 bilhões nos próximos anos. A implantação dos projetos depende de licenciamento ambiental.

“Trabalhamos ativamente para o aprimoramento do planejamento energético, com fortalecimento da sustentabilidade ambiental. A palavra-chave é planejamento. No início de nossa gestão chamamos a todos para apresentar nossas ações prioritárias, e como iríamos realizar a implementação delas”, afirmou Albuquerque, ressaltando, ainda, a importância da modernização do processo de licenciamento ambiental para a sustentabilidade.

O ministro informou, também, que a agenda com a Abema e órgãos ambientais incluirá a elaboração de inventários hidrelétricos participativos, procedimento já iniciado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).