Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Dados da Anfacer mostram alta nas vendas de cerâmica no primeiro semestre



De acordo com dados do Sistema de Inteligência de Mercado, da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), as vendas totais de produtos cerâmicos, no primeiro semestre do ano, atingiram o volume total de 392,70 milhões de m², um aumento de 3,4% em relação ao mesmo período de 2018. “Esse número é positivo, mas temos de levar em consideração a greve dos caminhoneiros, que aconteceu em maio do ano passado”, ressalta Mauricio Borges, CEO da entidade.
De janeiro a junho, as vendas no mercado interno atingiram 345,99 milhões de m², crescimento de 4% sobre os mesmos meses de 2018. Já no mercado externo, chegaram a 46,71 milhões de m², com retração de 0,8% sobre o mesmo período de 2018.
Dados apurados em 2017, mostram que o Brasil ocupa a terceira posição na produção (5,8%) e no consumo (5,2%) de cerâmica no ranking mundial. “Todos os índices de expectativas aumentaram e sugerem um aumento do otimismo para os próximos seis meses”, conta Borges, antecipando que Anfacer espera um crescimento de 2,8% nas vendas totais em 2019.