De acordo com dados do Sistema de Inteligência de Mercado, da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), as vendas totais de produtos cerâmicos, no primeiro semestre do ano, atingiram o volume total de 392,70 milhões de m², um aumento de 3,4% em relação ao mesmo período de 2018. “Esse número é positivo, mas temos de levar em consideração a greve dos caminhoneiros, que aconteceu em maio do ano passado”, ressalta Mauricio Borges, CEO da entidade.
De janeiro a junho, as vendas no mercado interno atingiram 345,99 milhões de m², crescimento de 4% sobre os mesmos meses de 2018. Já no mercado externo, chegaram a 46,71 milhões de m², com retração de 0,8% sobre o mesmo período de 2018.
Dados apurados em 2017, mostram que o Brasil ocupa a terceira posição na produção (5,8%) e no consumo (5,2%) de cerâmica no ranking mundial. “Todos os índices de expectativas aumentaram e sugerem um aumento do otimismo para os próximos seis meses”, conta Borges, antecipando que Anfacer espera um crescimento de 2,8% nas vendas totais em 2019.