Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Dados da Anfacer mostram alta nas vendas de cerâmica no primeiro semestre



De acordo com dados do Sistema de Inteligência de Mercado, da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), as vendas totais de produtos cerâmicos, no primeiro semestre do ano, atingiram o volume total de 392,70 milhões de m², um aumento de 3,4% em relação ao mesmo período de 2018. “Esse número é positivo, mas temos de levar em consideração a greve dos caminhoneiros, que aconteceu em maio do ano passado”, ressalta Mauricio Borges, CEO da entidade.
De janeiro a junho, as vendas no mercado interno atingiram 345,99 milhões de m², crescimento de 4% sobre os mesmos meses de 2018. Já no mercado externo, chegaram a 46,71 milhões de m², com retração de 0,8% sobre o mesmo período de 2018.
Dados apurados em 2017, mostram que o Brasil ocupa a terceira posição na produção (5,8%) e no consumo (5,2%) de cerâmica no ranking mundial. “Todos os índices de expectativas aumentaram e sugerem um aumento do otimismo para os próximos seis meses”, conta Borges, antecipando que Anfacer espera um crescimento de 2,8% nas vendas totais em 2019.