Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Caixa lança linha de financiamento imobiliário corrigido pelo IPCA


A Caixa Econômica Federal lançou uma linha de financiamento habitacional que irá atualizar o saldo devedor pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A medida vale para contratos enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a nova modalidade de financiamento já havia sido anunciada pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, na última semana. Segundo ele, a modalidade representa uma revolução no mercado. “É uma redução do custo do crédito, algo que a gente acredita que vai ter impacto no crescimento econômico dos próximos anos. Vai ter mais emprego, mais crédito e vai movimentar a economia”, afirmou.

A linha terá taxa mínima de 2,95% do valor financiado ao ano mais correção monetária pelo IPCA e taxa máxima de 4,95% ao ano mais IPCA. Os juros dependem do nível de relacionamento do cliente com o banco e passam a valer a partir de 26 de agosto para novos contratos. Os documentos terão prazo máximo de 360 meses, e quota máxima de financiamento de 80%.

A correção do crédito imobiliário com base no IPCA é opcional. Se tiver interesse, o cliente pode manter a correção pela Taxa Referencial (TR), que é praticada atualmente.

“A Caixa oferecerá o crédito imobiliário corrigido pelo IPCA ou pela TR (Taxa Referencial). Outra vantagem desta operação é que o banco vai poder vender parte desse crédito de uma maneira mais fácil. Vamos securitizar parte do que a Caixa ‘originar’. Isso vai ser muito importante para o mercado de capitais”, disse o presidente da Caixa.

A simulação de financiamento com os novos juros pode ser realizada no site da Caixa.

BANCO DO BRASIL
O Banco do Brasil (BB) também lançou uma nova modalidade de financiamentos imobiliários, que irá funcionar com juros diferenciados conforme o prazo de operação. A medida inédita busca suprir a demanda por financiamentos mais curtos com taxas menores e será válida para linhas do SFH e para a Carteira Hipotecária (CH).