Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Após queda em setembro, comércio apresenta resultado positivo em outubro


O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 1,2 ponto em outubro, ao passar de 97,2 para 98,4 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 1,0 ponto, terceira alta consecutiva.
Depois da queda em setembro, a confiança do comércio volta a apresentar resultado positivo. Na avaliação da entidade, a melhora foi influenciada pela evolução positiva dos indicadores de situação atual, possivelmente impulsionados pela liberação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), e pela acomodação das expectativas. Para o final do ano, a expectativa é de manutenção desse cenário positivo de recuperação gradual, com novas rodadas de liberações de recursos e com as recentes melhoras do mercado de trabalho.
Em setembro, a confiança subiu em sete dos 13 segmentos. A melhora do índice foi influenciada pelo resultado favorável do Índice de Situação Atual (ISA-COM), que subiu 3,0 pontos, ao passar de 92,1 para 95,1 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 0,6 ponto, saindo de 102,5 para 101,9 pontos. Apesar da queda, esse é o quarto mês consecutivo em que as expectativas se mantêm acima do nível considerado neutro.