Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Vendas de cimento consolidam alta em outubro, aponta SNIC



As vendas acumuladas de cimento de janeiro a outubro chegaram ao montante de 45,8 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 3,6% sobre igual período do ano passado. Em outubro, as vendas somaram 5,2 milhões de toneladas, um crescimento de 9,2% em relação ao mesmo mês de 2018. Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).
As vendas internas por dia útil em outubro - que considera o número de dias trabalhados e tem forte influência no consumo de cimento - cresceram 0,6% em relação a setembro, e 6,9% sobre outubro de 2018. Já no acumulado do ano, o aumento foi de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Nos últimos 12 meses (novembro de 2018 a outubro de 2019), as vendas acumuladas atingiram 54,3 milhões de toneladas do produto, o que representa um aumento de 3,1% em comparação com o mesmo período anterior (novembro de 2017 a outubro de 2018).
O mês consolidou o crescimento no consumo de cimento após quatro anos consecutivos de queda. “O desempenho das vendas em 2019 é o início de recuperação do enorme tombo que o setor sofreu nos últimos quatro anos, quando perdemos 27%. Neste período, o setor esteve próximo de 50% da sua capacidade ociosa, com fechamento de mais de 20 fábricas”, comenta Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC.
Segundo ele, o ano de 2019 sofreu forte influência da paralisação dos caminhoneiros ocorrida em maio do ano passado e da desaceleração econômica, que se iniciou no segundo trimestre do mesmo ano. “Somente no período da greve, deixamos de vender 900 mil toneladas, o que diretamente comprometeu o desempenho de 2018. Essa base significativamente fraca superestima o comportamento de vendas e resultados de 2019, o crescimento apresentado ainda não viabilizou abertura de nenhuma das plantas que tiverem as suas atividades encerradas no período de crise”, observa o presidente.
Penna destaca que sinais positivos começam a aparecer para a construção civil, mais concentrados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, oriundos principalmente do setor imobiliário. Porém, ele reforça que, para um crescimento mais robusto e sustentável, é preciso a reversão da continua queda do investimento em infraestrutura, cuja participação na venda de cimento já correspondeu a 25% e, hoje, representa menos de10%. “Além disso, o movimento no setor habitacional não se repete nos imóveis comerciais e industriais”, complementa.
O consumo aparente em outubro, que corresponde às vendas internas somadas às importações, totalizaram 5,2 milhões de toneladas, uma alta de 8,8% em relação ao mesmo mês de 2018. O acumulado do ano cresceu 3,4%. No comparativo dos últimos 12 meses (novembro de 2018 a outubro de 2019), a alta no consumo atingiu 3,0% em relação ao mesmo período anterior (novembro de 2017 a outubro de 2018).