Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


PIB da construção civil brasileira deve crescer 2% em 2019, avalia FGV



O Produto Interno Bruto (PIB) da construção brasileira deverá fechar 2019 com um crescimento de 2%, na comparação com 2018. Em 2020, a construção deverá crescer 3%. As novas projeções foram apresentadas hoje, 05 de dezembro, pela coordenadora de Projetos da Construção da FGV, Ana Maria Castelo, em evento, com a presença do presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, e do vice-presidente de Economia da entidade, Eduardo Zaidan.
Com o resultado, interromperá a série de cinco anos de queda. Em 2019, o crescimento do setor deve ser impulsionado principalmente pelo segmento de autoconstrução e reformas (+3%), serviços especializados (+2,5%) e infraestrutura (+1%). O setor de edificações não deverá apresentar variação na comparação com 2018, uma vez que o crescimento das vendas no mercado imobiliário somente começou a se traduzir nos indicadores de atividade nos últimos meses do ano. “De qualquer forma, a percepção é de que a crise do setor ficou para trás”, analisa Senra, acrescentando que as perspectivas são de crescimento mais expressivo das edificações residenciais e dos demais segmentos do setor no ano que vem.
Para 2020, a projeção indica que o segmento de autoconstrução e reformas seguirá liderando a recuperação. O setor de edificações residenciais aumentará o ritmo de crescimento, impulsionando o segmento de serviços especializados, enquanto as obras de infraestrutura devem seguir mantendo um ritmo lento de recuperação.
Zaidan analisa, entretanto, que a indefinição em relação à continuidade do Programa Minha Casa, Minha Vida preocupa. “O programa se mostrou eficaz na diminuição do déficit habitacional, e na crise acabou sendo responsável pela construção da maioria dos empreendimentos imobiliários, gerando habitação e emprego”, destaca.