Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Regularidade marca os negócios nas indústrias da construção em novembro


A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) acaba de divulgar a nova edição do Termômetro da indústria do setor. A pesquisa de opinião, realizada com as lideranças das empresas associadas, reflete as expectativas futuras e opinião sobre o atual momento do segmento. Além da análise das vendas no mês de novembro, o estudo destaca a continuidade de um otimismo moderado e crescimento considerável da pretensão de investimentos nos próximos 12 meses.
O levantamento de novembro apurou que para 55% das associadas, o faturamento no mês foi considerado "regular". Para 45%, o período foi "bom" ou "muito bom". Não houve menções a desempenhos "ruins".
Para este mês de dezembro, a expectativa é de manutenção na positividade: 41% esperam um mês "bom", 52% acreditam em um período "regular" e 7% indicam um dezembro pior.
O setor mantém avaliação ligeiramente positiva sobre o governo. Em novembro o número de empresas que se declarou "indiferente" às ações governamentais foi 74%, enquanto o número de associadas otimistas foi 26%, levando as declarações "pessimistas" a zero.
Ainda na pesquisa, 78% das indústrias informaram que pretendem fazer investimentos nos próximos 12 meses. As intenções concentram-se na modernização dos meios de produções e na expansão da capacidade.