Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Regularidade marca os negócios nas indústrias da construção em novembro


A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) acaba de divulgar a nova edição do Termômetro da indústria do setor. A pesquisa de opinião, realizada com as lideranças das empresas associadas, reflete as expectativas futuras e opinião sobre o atual momento do segmento. Além da análise das vendas no mês de novembro, o estudo destaca a continuidade de um otimismo moderado e crescimento considerável da pretensão de investimentos nos próximos 12 meses.
O levantamento de novembro apurou que para 55% das associadas, o faturamento no mês foi considerado "regular". Para 45%, o período foi "bom" ou "muito bom". Não houve menções a desempenhos "ruins".
Para este mês de dezembro, a expectativa é de manutenção na positividade: 41% esperam um mês "bom", 52% acreditam em um período "regular" e 7% indicam um dezembro pior.
O setor mantém avaliação ligeiramente positiva sobre o governo. Em novembro o número de empresas que se declarou "indiferente" às ações governamentais foi 74%, enquanto o número de associadas otimistas foi 26%, levando as declarações "pessimistas" a zero.
Ainda na pesquisa, 78% das indústrias informaram que pretendem fazer investimentos nos próximos 12 meses. As intenções concentram-se na modernização dos meios de produções e na expansão da capacidade.