Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


PIB da construção registra alta de 1,3% no terceiro trimestre, revela IBGE


O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,6% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre, na série com ajuste sazonal. Na comparação com igual período de 2018, a alta é de 1,2%. No acumulado em quatro trimestres terminados no terceiro, o PIB registrou elevação de 1,0%, frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
No acumulado do ano até setembro, o PIB cresceu 1,0%, em relação a igual período de 2018. Em valores correntes, alcançou R$ 1,842 trilhão no terceiro trimestre.
Nesse cenário, o PIB da construção aumentou 1,3% de julho a setembro, em relação ao segundo trimestre, contribuindo para o resultado positivo de crescimento do PIB nacional.
Os dados, divulgados hoje (03 de dezembro) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que esse foi o segundo trimestre consecutivo de crescimento, depois de 20 trimestres de queda. “O resultado reforça a percepção de que a crise do setor passou, com o início de um ciclo de recuperação”, comenta Odair Senra, presidente do Sindicato da Construção (SindusCon-SP),.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB da construção subiu 4,4%, também o segundo período de crescimento após 20 trimestres consecutivos de queda. Já na comparação do acumulado dos quatro trimestres até setembro de 2019 com os quatro trimestres anteriores, a variação é de 0,4%.