Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Vendas de cimento registram primeira alta em quatro anos, apura SNIC



O setor de cimentos finaliza 2019 com resultados positivos nas vendas. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), a comercialização do material no Brasil, em dezembro, atingiu quatro milhões de toneladas, um crescimento de 1,6% em relação ao mesmo mês de 2018, totalizando 54,5 milhões de toneladas de cimento vendidas, um aumento de 3,5% sobre o ano anterior, quebrando uma sequência de queda verificada desde 2014.
Na análise regional, observa-se redução de 1,6% das vendas da região Norte em relação a 2018, decorrente do deslocamento da produção para o Nordeste e Centro-Oeste. Os resultados no Sudeste elevaram-se 3,6%, principalmente pelo desempenho no Estado de São Paulo, que tem 50% de seu consumo com origem em outros Estados, principalmente Minas Gerais.
Apesar do resultado positivo, a capacidade ociosa ainda é de, aproximadamente, 45%. As vendas por dia útil aumentaram 2,7% em relação a 2018 e o consumo aparente em dezembro, que corresponde às vendas internas somadas as importações, totalizaram 4 milhões de toneladas, uma alta de 1,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No ano, o crescimento foi de 3,3%.
O presidente da entidade, Paulo Camillo Penna, vê a melhora no ambiente macroeconômico e a retomada do mercado imobiliário como os principais fatores deste crescimento. “O índice de confiança da construção civil apurado pela Fundação Getulio Vargas está crescendo desde junho e alcançou, em dezembro, o maior patamar desde 2014, sinalizando um crescimento sustentável do setor”, afirma.
O destaque, segundo o executivo, foi o segmento residencial, com aumento de 38% do número de unidades financiadas no acumulado até novembro e de 17%, nos lançamentos residenciais, até setembro, em especial imóveis voltados para as classes média e alta.  “Tivemos uma efetiva redução da taxa de juros de crédito imobiliário e a introdução do novo funding, que utiliza juros pré-fixados acrescidos da variação do IPCA, barateando as linhas de financiamento. Há grande expectativa quanto ao lançamento de uma nova modalidade de crédito imobiliário da Caixa Econômica sem a correção” comentou.
As boas perspectivas continuam em 2020, mas entende-se que as melhorias ocorrerão aos poucos. “A crise foi forte, a indústria perdeu mais de 25% da produção e mais de 20 unidades foram fechadas no período. Portanto, a recuperação será gradual e dependerá da manutenção do crescimento imobiliário, ambiente macroeconômico favorável e da retomada dos investimentos em infraestrutura”, analisa Penna.