Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Confiança da indústria avança em dezembro, mostra levantamento da FGV


Os empresários do setor industrial finalizaram o mês de dezembro de 2019 mais confiantes. É o que demonstra o Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas (FGV), que avançou 3,2 pontos no mês em comparação a novembro, atingindo 99,5 pontos, o mesmo nível de julho de 2018. Com o resultado, o índice acumula alta de 3,9 pontos no quarto trimestre.
Segundo a análise da economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), Renata de Mello Franco, a alta da confiança em dezembro é reflexo principalmente da melhora na percepção dos empresários a sobre os negócios e do aumento do otimismo em relação aos próximos meses. “Para 2020, a continuidade da evolução favorável da confiança dependerá tanto de uma efetiva recuperação da demanda interna quanto da redução dos níveis de incerteza”, comenta.
A confiança subiu em 14 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela instituição e o resultado favorável decorre da melhora da percepção tanto sobre a situação atual quanto sobre as expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 4,0 pontos, para 99,8 pontos, o maior valor desde maio de 2018 (100,2 pontos), e o Índice de Expectativas (IE) variou 2,4 pontos, alcançando 99,2 pontos, segunda alta consecutiva.
Neste mês, todos os indicadores que compõem o índice avançaram. O ISA exerceu a maior influência pelo segundo mês consecutivo, aumentando 5,7 pontos para 100,9 pontos, o maior valor desde outubro de 2013 (102,2 pontos). O percentual de empresas que avaliam a situação atual dos negócios como boa passou de 14,8% para 17,6% do total, enquanto a parcela das que a avaliam como fraca caiu de 20,5% para 14,6%.
O IE, que mede as expectativas do setor em relação ao volume de pessoal ocupado nos próximos três meses, foi o que mais contribuiu para a alta do índice, ao passar de 93,8 pontos para 97,2 pontos. As empresas que preveem aumento do pessoal ocupado foi de 14,0% para 15,4%, e redução da parcela dos que programam diminuição, de 13.8% para 13,5%.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 0,2 ponto percentual (p.p.), para 75,1%, embora encerre 2019 0,8 p.p. acima do nível de janeiro do mesmo ano (74,3%).