Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Otimismo volta aos poucos entre os comerciantes brasileiros, revela pesquisa


Aos poucos, os indicadores econômicos tendem à positividade. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) subiu 0,3 ponto em dezembro, ao passar de 97,8 para 98,1 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,3 ponto, recuperando a queda de novembro.
Em dezembro, a confiança subiu em três dos seis segmentos pesquisados. A melhora do indicador foi influenciada pelo Índice de Situação Atual (ISA-COM), que subiu 0,9 ponto, de 94,9 para 95,8 pontos, o maior nível desde dezembro de 2018 (97,1).  Foi este índice, que determinou a volta do aumento da confiança, uma vez que se elevou em 6,1 pontos no segundo semestre, mostrando uma recuperação no ritmo de vendas do setor devido a influência da liberação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 0,4 ponto em dezembro, saindo de 100,9 para 100,5 pontos. Apesar da terceira queda seguida, o IE-COM se mantém acima do nível considerado neutro (100 pontos) desde julho de 2019, embora tenha tenham recuado no 4º trimestre indicando continuidade da recuperação ainda em ritmo gradual.