Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Indústrias do setor esperam confirmação da tendência de crescimento


A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) acaba de divulgar a nova edição da pesquisa Índice Abramat, realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente às vendas de material de construção no País. Os resultados são positivos, com crescimento acumulado de 2% no ano passado e expectativa de um faturamento 4% maior em 2020.
De acordo com os dados da entidade, a indústria do setor faturou, em dezembro, 2% a mais do que no mesmo mês do ano anterior, fator importante para os resultados de 2019, que se mostram mais relevantes se comparados às seguidas retrações observadas entre 2015 e 2017.
Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, explica que a indústria de material de construção aponta para o crescimento. “Tendo sido 2019 um ano dentro do esperado, a previsão é registrarmos um incremento maior em 2020, que se confirmando será o terceiro ano de crescimento, aumentando a possibilidade do setor se estruturar para que essa tendência positiva seja sustentável”, afirma.
A pesquisa destaca, ainda, os números de emprego no setor, que mantém a estabilidade e não apresenta elevação do número de vagas no setor em relação a dezembro do ano anterior. No acumulado do ano, houve queda de 0,3% no número de funcionários. No entanto, em 2019 as indústrias de materiais básicos registraram alta de 0,3%, enquanto as fabricantes de material de acabamento registraram baixa de 1,3%.

Fonte: Revista Anamaco