Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Taxa de desemprego na construção é de 11,2% no trimestre


Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de trabalhadores do setor da indústria da construção aumentou no último trimestre encerrado em janeiro de 2020 frente ao mesmo trimestre do ano anterior.
O levantamento apontou que os empregados no setor somaram 6,781 milhões de pessoas entre novembro de 2019 e janeiro de 2020. No mesmo período anterior (novembro de 2018 a janeiro de 2019), o número de trabalhadores era de 6,740 milhões.
Apesar do bom resultado, quando comparado ao trimestre imediatamente anterior (de agosto a outubro de 2019), o número de trabalhadores no período entre novembro do ano passado e janeiro de 2020 caiu 65 mil ocupações. Segundo a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, o período de final e início de ano é sazonal para o segmento. Fatores como as chuvas e férias auxiliam na redução das atividades.
Ainda conforme o levantamento do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil, no trimestre encerrado em janeiro de 2020, foi de 11,2%, o que indica uma queda de 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre imediatamente anterior. Frente ao mesmo período do ano passado (quando a taxa foi de 12%), houve redução de 0,8 ponto percentual.
Entre novembro de 2019 e janeiro deste ano, o número de desempregados no setor da construção ficou em 11,9 milhões de pessoas, queda de 453 mil pessoas em relação ao trimestre móvel anterior e de 712 mil pessoas face ao mesmo trimestre do ano anterior.