Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Confiança do comércio recua em abril e registra maior queda desde o início da série


O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 26,9 pontos em abril, a maior queda em toda a série iniciada em abril de 2010. O ICOM passou de 88,1 para 61,2 pontos, também registrando o mínimo da série histórica. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 12,3 pontos.
No mês, a confiança caiu em todos os seis segmentos. A piora do índice foi influenciada pelo segundo mês consecutivo de queda das expectativas. O Índice de Expectativas (IE-COM), despencou 19,5 pontos e atingiu 63,2 pontos, o menor patamar desde o início da série.
Além disso, houve deterioração da percepção dos empresários do setor sobre a situação atual. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) teve perda de 33,0 pontos, registrando 60,9 pontos, o segundo menor valor da série histórica, perdendo apenas para outubro de 2015 (58,4 pontos).
A novidade de abril foi a grande piora da percepção dos respondentes com o momento presente. Em março, esse efeito tinha sido amenizado por dois motivos: o período da coleta (dados anteriores às medidas de isolamento, que ocorreu no meio do mês apenas) e por segmentos de bens essenciais que atenuaram o resultado. Já em abril, a queda da série em médias móveis trimestrais foi generalizada, atingindo os duráveis, semiduráveis e não duráveis, este último ainda com percepções menos negativas que os demais, influenciado por hiper e supermercados.

Fonte: Revista Anamaco