Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Indústria tem queda de 4,7% em abril sobre o mesmo mês de 2019


A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulga nesta segunda-feira (18 de maio), a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre faturamento na indústria do setor.
O levantamento aponta que, em abril, a indústria faturou 3,6% mais do que em março, porém 4,7% a menos que abril de 2019. No acumulado dos últimos 12 meses, o segmento tem crescimento de 0,5%. Já no acumulado de janeiro a abril de 2020 o indicador tem queda de 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O Índice também aponta que março de 2020 apresentou recuo de 4,9% em relação ao mesmo mês de 2019.
Rodrigo Navarro, presidente da entidade, explica que os dados do Índice ainda captam apenas parte dos impactos da pandemia, visto que ela teve início na segunda metade do mês. "A Covid-19 tem causado fortes impactos negativos na economia mundial e no Brasil. Há retração severa da atividade econômica por conta dos efeitos sobre as cadeias globais de valor. A Abramat continua consolidando dados da pandemia para termos uma nova estimativa de fechamento para 2020, o que acontecerá, provavelmente, em junho", explica executivo.
Quanto aos empregos no setor, a entidade esclarece que utiliza como fonte primária o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), cuja última edição disponibilizada pelo governo é relativa a dezembro de 2019. Por esse motivo a Abramat informa que, não publicará informações sobre as vagas de emprego no setor até que os dados oficiais sejam atualizados.

Fonte: Revista Anamaco