Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Monitor do PIB aponta retração de 1,0% na economia no primeiro trimestre


O Monitor do PIB-FGV aponta, na análise da série dessazonalizada, retração de 1,0%, na atividade econômica no primeiro trimestre, na comparação com o quarto trimestre de 2019. Na análise mensal, a retração da atividade em março foi de 5,3%, em relação a fevereiro. Na comparação interanual, a economia cresceu 0,3% no 1º trimestre e caiu 0,9% em março. “A retração da economia, no primeiro trimestre do ano, expõe os enormes desafios que serão enfrentados no âmbito econômico no decorrer de 2020. As medidas de isolamento social só vigoraram por cerca de 1/6 desse trimestre (quinze dias de março) e já foram suficientes para que a economia apresentasse essa significativa queda”, observa Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.
A desaceleração de janeiro a março interrompe o ritmo de crescimento observado no período desde o primeiro trimestre de 2017 ao quarto trimestre de 2019 com taxa de crescimento média de 0,4% ao trimestre.
Essa mudança na trajetória econômica é explicada pelo desempenho da economia em março deste ano, em que a queda de 5,3% é a maior registrada nesta comparação desde o início da série histórica iniciada em 2000.

Fonte: Revista Anamaco