Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Queda da atividade industrial se intensifica em abril, apura sondagem da CNI


De acordo com a Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), os efeitos causados pela pandemia de coronavírus sobre a indústria se intensificaram em abril e se disseminaram, ainda mais, entre as empresas, de forma que a atividade industrial registrou nova contração.
Segundo o estudo, mais da metade da capacidade instalada da indústria ficou ociosa em abril e os efeitos da queda da atividade sobre o emprego, que em março já se faziam presentes, se intensificaram. As expectativas melhoraram ligeiramente de forma geral (exceto a expectativa quanto a quantidade exportada), mas seguem mostrando significativo pessimismo do empresário para os próximos seis meses, com queda de demanda, exportações, compras de matérias-primas e número de empregados. A intenção de investir segue baixa.
Prejudicada pela crise, o nível de produção e o número de empregados registraram quedas de uma intensidade e disseminação nunca registradas nas séries mensais desses índices. O índice de evolução da produção situa-se em 26 pontos, 24 pontos abaixo da linha divisória de 50 pontos que separa queda e crescimento da produção.
Vale ressaltar que, em março, o índice havia registrado o menor valor da série até então e, em abril, alcançou novo piso da série. Ou seja, a queda de intensidade e disseminação recordes de abril se dá após o recorde anterior, apurado em março. O número de empregados também registrou forte queda em abril. O índice se afastou significativamente da linha divisória de 50 pontos, em 38,2 pontos. É o menor índice de toda a série mensal, com início em 2011.
No mês, o índice de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) recuou para 23,9 pontos. Valores abaixo de 50 pontos revelam atividade desaquecida. O índice acumula recuo de 21,4 pontos nos últimos três meses e atinge, em abril, novo piso histórico.
O percentual de utilização da capacidade instalada recuou nove pontos percentuais entre março e abril, para 49%. Ou seja, mais da metade da capacidade instalada das empresas está ociosa. O percentual, que já havia recuado 10 pontos percentuais em março, também é o menor da série.
Os estoques, por sua vez, reduziram-se e mantiveram-se no nível planejado pela indústria. A interrupção das vendas resultou numa resposta intensa e imediata na produção, de forma que não houve elevação indesejada de estoques.
A pesquisa mostra, ainda, que a maioria dos índices de expectativas registrou melhora em maio, o que já se esperava em razão da forte queda dos meses anteriores. No entanto, as expectativas continuam particularmente negativas. O índice de expectativa de demanda registrou um crescimento de 3,2 pontos, para 35,1 pontos. Cabe ressaltar que indicadores abaixo de 50 pontos retratam pessimismo do empresariado. Ou seja, a expectativa é de queda na demanda.
Já o índice de expectativa de número de empregados cresceu 2,9 pontos na comparação com abril, para 38,1 pontos, enquanto o de compras de matérias-primas cresceu 1,4 ponto, para 34,7 pontos.

Fonte: Revista Anamaco