Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Com crise da Covid-19, produtividade da indústria tem queda no primeiro trimestre



De acordo com dados apurados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no primeiro trimestre, a produtividade do trabalho na indústria de transformação brasileira caiu 2,8% ante o quarto trimestre de 2019, na série livre de efeitos sazonais. O desempenho é resultado da deterioração econômica diante da pandemia de coronavírus. Com esse resultado, no primeiro trimestre, a queda chegou a 3% frente ao quarto trimestre de do ano passado.
Essa é a segunda maior desaceleração do indicador desde o segundo trimestre de 2018, quando recuou 3,3%, em razão da paralisação dos caminhoneiros em maio daquele ano. A produtividade é a razão entre o volume produzido e a quantidade de horas trabalhadas na produção.
Na análise da entidade, para o segundo trimestre deste ano, a produtividade do trabalho deve continuar a cair, mas o ritmo de queda deve ser menor. Em abril, os efeitos da pandemia sobre o emprego devem ser mais intensos que o observado em março, em ritmo mais próximo ao da forte queda da atividade industrial.
Para os próximos meses, as expectativas são de queda intensa da produção e do emprego. A CNI destaca que, entraram em vigor, em abril, medidas do governo que flexibilizam as regras para adiantamento de férias, redução de salário e jornada e suspensão do contrato de trabalho, entre outras para proteger o emprego e a renda na crise. Dessa forma, as horas trabalhadas na produção também tendem a cair como resultado dessas medidas.