Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Nível de Utilização da Capacidade Instalada melhora em maio, revela FGV IBRE


Em maio, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) apresentou leve melhora, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE). O indicador, que havia caído em abril para 57,3% - o menor nível da série histórica, iniciada em 2001 - subiu, ligeiramente, para 60,3%. A melhora ocorreu em 12 dos 19 segmentos pesquisados na Sondagem da Indústria, mas foi insuficiente para recuperar os 18 pontos percentuais que perdeu na passagem de março para abril.
O levantamento revela, ainda, que o maior percentual de empresas (19,9%) está operando entre 60% a 69% de sua capacidade, quando a média dessa faixa para o período seria de apenas 10,3%. Porém, a análise mostrou o comportamento divergente dos segmentos: enquanto alguns reabriram parte de suas fábricas, outros viram o número de indústrias fechadas aumentarem.
Renata de Mello Franco, economista da entidade e responsável pelo levantamento, destaca que apesar da boa notícia o resultado geral de maio não representa melhora consistente do ritmo de produção. Ela explica que o número do último mês é o segundo menor da série histórica, e ficou 19,5 pontos percentuais abaixo da média da série: 79,8%, até março de 2020.