Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Prévia extraordinária das Sondagens sinaliza continuidade da alta da confiança



A prévia extraordinária das Sondagens da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), com dados coletados até o dia 14 de julho, sinaliza avanço de todos os índices de confiança no mês. Em relação ao número final de junho, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) cresceria 7,3 pontos, para 87,7 pontos, enquanto o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiria 4,8 pontos, para 75,9 pontos.
Segundo a entidade, o aumento da confiança empresarial na prévia de julho decorreu, principalmente, da alta das expectativas, mas também de alguma melhora da percepção sobre a situação atual. Já para os consumidores, as condições do momento presente permaneceriam estáveis, enquanto as perspectivas para os próximos meses avançariam.
O Índice de Situação Atual dos Empresários (ISA-E) subiria 6,9 pontos, para 79,5 pontos, enquanto o Índice de Expectativas Empresarial (IE-E) subiria 8,0 pontos, para 90,4 pontos. Entre os consumidores, o índice que mede a percepção sobre a situação atual (ISA-C) subiria 0,7 ponto, para 71,3 pontos, enquanto o indicador que capta as perspectivas para os próximos meses (IE-C) aumentaria 7,3 pontos para 80,1 pontos.
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.
De acordo com a prévia, neste mês, todos os setores apresentariam melhora da confiança. Como destaque, a variação de 17,3 pontos da Indústria de Transformação. Em segundo lugar, mesmo apresentando uma estabilidade observada nesse resultado preliminar, o Comércio recuperaria 24,0 pontos ou 62%. Já para Serviços e Construção, no mesmo período, a devolução das perdas seria de 59%. Em médias móveis trimestrais, todos os setores apresentariam alta.

Fonte: Revista Anamaco