Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Após três quedas consecutivas, indústria eletroeletrônica registra crescimento


Maio último mostrou-se um mês positivo para a indústria elétrica e eletrônica. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) apontam para o crescimento de 15,6% da produção no mês, em comparação com abril, com ajuste sazonal.
O incremento ocorreu após registro de três quedas consecutivas. Desde fevereiro, a produção de bens eletrônicos já estava sendo prejudicada pelos problemas no recebimento de materiais, componentes e insumos da China, dificuldade agravada com as medidas de confinamento impostas pela pandemia, que impactaram a produção industrial a partir da última semana do mês de março, afetando todo o mês de abril.
Segundo o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, o bom desempenho decorre do retorno da atividade de algumas unidades industriais, o que não foi suficiente para atingir índices superiores aos observados em 2019. A produção do setor registrou redução de 33,9% sobre maio do ano passado, com fortes quedas na área elétrica (-36,5%) e na eletrônica (-31,1%).
No acumulado de janeiro a maio de 2020, a produção industrial do setor eletroeletrônico recuou 16,4% em relação ao mesmo período do ano passado, consequência da queda de 16,8% da área eletrônica e de 16,0% da área elétrica.
Mesmo diante deste cenário, para Barbato, o olhar deve se voltar à evolução mês a mês. "Inevitavelmente, a retomada será gradual e esperamos que esse seja o primeiro passo", finaliza.

Fonte: Revista Anamaco