Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Vendas crescem 8% em junho, no pior semestre do comércio desde 2016


O volume de vendas do varejo, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), cresceu 8% em junho, após a alta recorde de 14,4% em maio. Apesar dos números positivos nesses dois meses, o varejo fechou o primeiro semestre com retração de 3,1%, frente ao primeiro semestre de 2019, influenciado pelas medidas de isolamento social para contenção da pandemia de Covid-19. Esse resultado semestral, divulgado, hoje (12 de agosto), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o menor desde o segundo semestre de 2016 (- 5,6%).
Na comparação entre junho e o mesmo mês do ano passado, o varejo cresceu 0,5%. Em maio, o recuo foi de 6,4%. O desempenho de junho representa a primeira taxa no campo positivo após três meses de quedas seguidas. Já o indicador acumulado nos últimos doze meses indica estabilidade no ritmo das vendas (0,0% em maio e 0,1% em junho).
No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas cresceu 12,6% em relação a maio. Nesse cenário, as vendas das lojas de material de construção cresceram 16,6%.
Em comparação a junho de 2019, o registro é de queda de 0,9% contra retração de 15,3% em maio de 2020, quarta taxa negativa consecutiva. Com isso, o varejo ampliado acumulou recuo de 7,4% no ano, contra queda de 8,7% até maio. O indicador nos últimos doze meses passou de -1,0% até maio para -1,3% até junho.
Nessa base de comparação, o varejo de material de construção cresceu 22,8%. Com isso, o indicador acumulado no ano até junho (-1,9%), mostra menor ritmo de queda, quando comparado ao mês de maio (-6,7%). O indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de -0,6% em maio para 1,4% em junho, recupera trajetória positiva após um mês no campo negativo.

Fonte: Revista Anamaco